·
O que é um SAC
·
A evolução do SAC
·
Sua empresa sem um SAC
· Todas as empresas
precisam de um SAC
·
Quando Instalar o SAC
·
O SAC nas redes sociais
· Qual a
estrutura física necessária do SAC
·
Perfil do funcionário do SAC
·
O horário de funcionamento
·
Relatórios do SAC
·
Organograma do SAC
·
O pos-venda do SAC
·
O envio
de e-mails de novidades do setor comercial
·
Quais
demandas podem ser resolvidas pelo SAC
·
Situações extras
SAC
Benefícios do gerenciamento correto do SAC
O que é o SAC
O serviço de atendimento ao cliente é o canal que vai filtrar as demandas
de seus clientes
e vão mediar os conflitos. Estabelecer um SAC em
sua empresa é o avanço na relação empresa-cliente.
Este avanço é tido como um divisor de águas, o amadurecimento da empresa
e de seus gestores são sentidos no momento em que se entende que ter um SAC é
parte importante do todo. E´ justamente neste momento em que as coisas em sua
empresa deveriam estar fluindo melhor.
Perceba que o cliente e a sua relação com a sua empresa são um dos motivos
do sucesso. Estabelecer este vinculo em geral altera
as perspectivas e dá a empresa uma longevidade maior.
Parece simples, o consumidor simpatiza com a empresa, se identifica com a política
de trabalho e seus valores
e consome seu dinheiro
na empresa. O caminho ate ocorrerem
estes passos é longo e tortuoso. Requer planejamento estratégico e muito trabalho.
Neste livro,
vamos abordar a forma correta de planejar e por em pratica as táticas e seus
fatos novos.
Conheça a legislação referente ao SAC.
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para
Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 6.523, DE 31 DE JULHO DE 2008.


DECRETA:


CAPÍTULO I
DO ÂMBITO DA APLICAÇÃO

Parágrafo único. Excluem-se do âmbito de aplicação deste Decreto a
oferta e a contratação de produtos e serviços realizadas por telefone.
CAPÍTULO II
DA ACESSIBILIDADE DO SERVIÇO






Art. 5o O SAC estará disponível,
ininterruptamente, durante vinte e quatro horas
por dia e sete dias por semana, ressalvado o disposto em normas específicas.


Parágrafo único. No caso de
empresa ou grupo empresarial que oferte serviços conjuntamente, será garantido ao consumidor o acesso, ainda
que por meio de diversos
números de telefone, a canal único que possibilite o atendimento de demanda
relativa a qualquer um dos
serviços oferecidos.
CAPÍTULO III
DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO


Art. 10.
Ressalvados os casos de reclamação e
de cancelamento de serviços, o SAC garantirá a transferência imediata
ao setor competente para atendimento definitivo da demanda, caso o primeiro
atendente não tenha essa atribuição.



Art. 11.
Os dados pessoais do consumidor serão preservados, mantidos em sigilo
e utilizados exclusivamente para os fins do atendimento.
Art. 12. É vedado
solicitar a repetição da demanda do consumidor após seu registro pelo primeiro
atendente.
Art. 13.
O sistema informatizado deve ser programado tecnicamente de modo a garantir a
agilidade, a segurança das informações e o respeito ao consumidor.
Art. 14.
É vedada a veiculação de mensagens publicitárias durante o tempo de espera para
o atendimento, salvo se houver prévio consentimento do consumidor.
CAPÍTULO IV
DO ACOMPANHAMENTO DE DEMANDAS
Art.
15. Será permitido o acompanhamento pelo consumidor de todas as suas demandas
por meio de registro numérico, que lhe será informado no início do atendimento.




Art. 16.
O consumidor terá direito de acesso ao
conteúdo do histórico de suas demandas, que lhe será enviado,
quando solicitado, no prazo máximo de setenta
e duas horas, por
correspondência ou por meio eletrônico, a seu critério.
CAPÍTULO V
DO PROCEDIMENTO PARA A RESOLUÇÃO DE DEMANDAS
Art.
17. As informações solicitadas pelo consumidor serão prestadas imediatamente e
suas reclamações, resolvidas no prazo máximo de cinco dias úteis a contar do
registro.



CAPÍTULO VI
DO PEDIDO DE CANCELAMENTO DO SERVIÇO
Art.
18. O SAC receberá e processará imediatamente o pedido de cancelamento de
serviço feito pelo consumidor.



CAPÍTULO VII
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 19. A
inobservância das condutas descritas neste Decreto ensejará aplicação das sanções previstas no art. 56 da Lei no 8.078, de 1990, sem prejuízo
das constantes dos regulamentos específicos dos órgãos e entidades reguladoras.
Art. 20. Os órgãos
competentes, quando necessário, expedirão normas complementares e específicas
para execução do disposto neste Decreto.
Art. 21.
Os direitos previstos neste Decreto não excluem outros, decorrentes de
regulamentações expedidas pelos órgãos e entidades reguladores, desde que mais
benéficos para o consumidor.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Tarso Genro
Este texto não substitui o
publicado no DOU de 1º.8.2008
A evolução do SAC
Durante algum tempo as pequenas
empresas tinham a necessidade de criar promoções para atrair seus clientes a sua loja. Na maioria
das vezes não correspondiam as expectativas
estabelecidas.O grande diferencial para a empresa era o vendedor simpático que
vendia a si mesmo antes da empresa. Os clientes
buscavam a este vendedor. E fatalmente acompanhavam a ele onde quer que ele
fosse. Numa mão de obra reduzida fazia muita diferença
perder o funcionário e junto com ele
metade dos clientes. Acontecia muito também à empresa oferecer
parcelamentos loucos para ver
se conseguia manter clientes. Na maioria das vezes a forma era incorreta e
acarretava grandes prejuízos
à empresa. Do ponto
de vista administrativo os erros eram grandes e muito prejudiciais.
E´evidente que se iniciou uma evolução lenta e auto- suficiente.
A evolução veio com os profissionais especialistas em clientes. Aqueles que tinham algum tipo de formação e usavam
isso em prol da empresa. O empresário
pequeno só via estes conceitos em
empresas de grande porte. Entendia o que significava e buscava implementar em
sua empresa. O fator que desencorajava o empresário era a falta de orientação técnica
e o alto custo operacional. Isto sem mencionar em redes sociais. Os clientes começaram a ficar
mais e mais informados de seus direitos
e a exigirem o cumprimento integral de garantias e de tudo que significa o pos-venda.
Atualmente temos na empresa os funcionários ligados em redes
sociais, ligados nas reclamações e buscando o
entendimento.
´ E´muito importante atualmente ter acesso
a Facebook e Twitter, sem eles você não consegue saber se a sua empresa possui
aceitação e se esta crescendo.
Sua empresa sem um SAC
Por incrível que pareça, vender não é tudo.
E´importante também
manter os clientes. De que maneira
você faz isso, é que diferencia
uma empresa de outra. Se você esta no século 21 e ainda
não tem um SAC ativo em sua
empresa, saiba que você está perdendo credibilidade e dinheiro. O SAC é parte integrante do dia a dia. O
reflexo de conflitos são sentidos por
muito tempo. O
abalo é grande e constante. Não se pode ignorar isso.
O que enfrenta a sua
empresa sem um SAC?
·
Numero
elevado de garantia
·
Problemas
em comprar de fornecedores
·
Não envia emails
·
Não conhece o cliente
· Não consegue traçar perfil de compra
· Muitos
conflitos entre a empresa e o cliente
· Não transforma os erros em pontos
fortes
· Baixa qualidade de atendimento em balcão
·
Vende
pouco para cada cliente
· Sem padrão na venda a prazo
·
Alto índice de inadimplência
· A propaganda de boca a boca não tem efeito positivo
·
Perde espaço para os concorrentes
Todas as empresas precisam de um SAC
E´ latente a importância do SAC, é sempre responsável pelo aumento de
vendas e de satisfação do cliente.
Se a sua empresa vende
algo, se você precisa figurar no
mercado como uma empresa seria
e forte você necessariamente precisa
de um SAC. A falta de um planejamento a médio e longo prazo gera uma defasagem em
lucros a alcançar.Você precisa planejar com cuidado as ações e entre elas está
a relação com os clientes.Este planejamento consegue
prever as ações a se tomar sem
sobressaltos, você passa a estar a um passo
na
frente dos problemas de mercado.
No momento em que a sua empresa está alcançando dois anos de mercado, e
o mercado já a entende como parte dele, é o momento em que se deve pensar em
buscar melhorar a relação com os clientes.Entender o que precisa o cliente e
fazer com que ele continue comprando em sua empresa é o grande desafio.
Façamos uma analise de sua realidade, de
uma forma simplificada.Vamos calcar a analise
em dois fatores básicos. O primeiro é se a empresa
conquista clientes novos. Quantos clientes novos a sua empresa tem todo o mês.
Se você esta informatizado é fácil perceber.Basta entrar
no cadastro de clientes e buscar as ultimas inclusões de clientes. Mas se
você não esta informatizado ou se não tem este controle, faça o seguinte
tente lembrar de um cliente
novo que você tenha simpatizado.
Ao lembrar do cliente você está admitindo que a sua empresa precisa
de um SAC.Perceba, você lembra
do cliente, mas muito provavelmente naõa saiba o nome ou o sobrenome dele.O
mais complicado ainda é não saber se ele vai
retornar a sua loja e o que ele
exatamente gostaria de encontrar.
Quando Instalar o SAC
A instalação
do setor tem que ser a responsável por
uma mudança de
ideologias. A empresa precisa ser mais competitiva e ter neste setor um vital
diferencial. Se sua empresa está perdendo mercado
e deixando de ser lucrativa, você esta precisando criar
urgentemente um setor de atendimento ao cliente.As etapas de criação
e funcionamento do setor são feitas
a partir de um calendário próprio.Perceba que não se pode montar um setor sem antes ter pesquisado atentamente as necessidades da empresa. Proceda da seguinte forma.:
· Faça um levantamento de seus concorrentes e seus pontos
fortes e fracos
· Faça uma analogia com a sua empresa
· Verifique o quanto você deixa de
vender mês a mês
· Verifique se você tem muitos
problemas com clientes
· Verifique se seus clientes
compram bastante de sua empresa
· Verifique se são enviados emails
aos clientes
· Verifique
se seu pos-venda esta funcionando satisfatoriamente
· Verifique se é possivel
traçar um perfil dos clientes
Agora com
estas informações em mãos, avalie se sua empresa poderia ganhar maior qualidade
no atendimento e se tornar mais lucrativa.
Se a resposta for dentro do normal, você ainda pode protelar a
instalação do SAC. Mas, por
outro lado, se a resposta não for satisfatória instale o SAC.
O SAC nas redes sociais
Como já é sabido por todos, as redes sociais são
um
enorme avanço nas relações
interpessoais.A maioria das pequenas empresas
já aderiram ao seu uso.
O que estamos propondo não é tão
somente criar uma conta no facebook e
no twitter, mas a partir destes
gerenciar as opiniões de seus clientes.No âmbito de pesquisa de clientes novos se
estabelece uma rotina de verificar o que faz a pessoa e o que ela posta no seu facebook.Perceba
que há nas redes sociais ferramentas voltadas a busca de clientes e
interessados com afinidades com você e sua empresa. No momento que sua empresa possuir uma conta e uma fan Page no Facebook, se estabelece uma rotina
de alavancar mais e mais usuários para a sua pagina. A política de rede social
requer que cada cliente que for a loja seja adicionado . Desta forma você
poderá acompanhar diariamente seus clientes. A sugestão de compras sempre
se faz necessário.
Porém, o mais importante é a reação perante as demandas cridas
pelos clientes .Este é o fator que se torna importante nesta sistemática
de redes sociais. O acompanhamento e o monitoramento de situações criará uma credibilidade a sua empresa.
Qual
a estrutura física necessária do SAC
As tarefas do dia a dia dentro do SAC não estão muito fora das normais de uma
empresa.Entretanto, há fatores que
determinam um melhor aproveitamento do tempo onde os resultados serão alcançados com maior facilidade.
O detalhe no SAC é ter uma ferramenta própria para esta função. Há
ferramentas desenvolvidas para qualificar e melhorar as tarefas do
SAC.Lembre-se de que a informatização gera lucros, minimiza erros e
principalmente qualifica a empresa.O diferencial esta justamente na
qualificação do pessoal e de suas ferramentas utilizadas para alcançar as
metas.
Perfil do funcionário do SAC
Em geral as pessoas que fazem parte de um setor onde tudo esta
relacionado a dirimir problemas e buscar clientes novos diariamente tem um perfil dinâmico e bastante
diferenciado.Identificar estas pessoas em sua empresa se torna difícil.
Realocar alguém para esta tarefa pode ser
desastroso.Temos que ter um critério
seguro para a realocação de pessoal. O critério mais correto esta relacionado a
personalidade tranqüila e organizada. Procure
pessoas que tem uma empatia
com outras
em situação
de desvantagem ou desconforto. Lembre
que as tarefas são repetitivas e
algumas vezes causam desconforto. Procure
um profissional na hora de contratar.Saber
contratar faz com que sua empresa aposte
na pessoa certa
e gere lucros.
O horário de funcionamento
A questão do horário de funcionamento
do SAC é bastante controversa. A corrente mais comumente adotada é a do funcionamento simultâneo com o da empresa. E apenas emails
para fora deste horário. Note que há uma
necessidade de ouvir as demandas de
seus clientes. Mas se seu SAC esta
offline como gerenciar os problemas. Como buscar agilidade sem estar online. Este é o desafio do SAC. Resolver os problemas de forma ágil e segura. A sugestão é adotar o
horário simultâneo e fazer com que seus clentes enviem emails e sejam
contactados o mais breve possível.
Relatórios do SAC
As decisões precisam de amparo nos relatórios para que sejam tomadas com
exatidão. Não se pode tomar decisões baseadas em idéias empíricas ou sem base
real. O fato mais importante é que se você hoje não tem um SAC, está com
problemas de no mínimo 06 meses. As decisões referentes ao SAC e a que rumo
tomar no que se refere a uma oportunidade de mercado ficam muito prejudicadas.O
que precisamos ver nos relatórios. O que de fato importa? A prática do dia a
dia no atendimento a clientes com demandas leva a crer que a forma de venda deveria mudar. Ou que
talvez o produto vendido seja de ma qualidade. Os relatórios do SAC tem que
deixar bem a vista estes detalhes.
Devemos ver alguns detalhes.
·
Numero
elevado de garantia
·
Problemas
em comprar de fornecedores
·
Não envia emails
·
Não conhece o cliente
· Não consegue traçar perfil de compra
· Muitos
conflitos entre a empresa e o cliente
· Não transforma os erros em pontos
fortes
· Baixa qualidade de atendimento em balcão
·
Vende
pouco para cada cliente
· Sem padrão na venda a prazo
·
Alto índice de inadimplência
· A propaganda de boca a boca não tem efeito positivo
·
Perde espaço para os concorrentes
Devemos fixar
nossos esforços em verificar cada detalhe acima para que possamos tomar
decisões acertadas.
Organograma do SAC
Para que se possa entender de uma forma mais
clara o
SAC, pense que o seu cliente
esta insatisfeito e precisa resolver
uma demanda com a sua empresa. Lembre que os clientes tem a
necessidade de resolução imediata e que eles mostram a outros 11 que sua
empresa não teve condições de
resolver a demanda dele. Em geral falam do êxito
para três e do demérito para outros 11.
A agilidade é fator bastante importante. Crie de uma forma simples meios
que o cliente possam ter acesso na hora que precisar entrar em contato.
O
pos-venda do SAC
Certamente você deve ter pensndo em ter no SAC
um apoio de pos-venda. O correto seria de fato o SAC
realizar o pos venda ao cliente.Mas é necessário uma maior flexibilização da forma de contato com o cliente. Utilize todos os recursos
disponíveis, seja ele facebook, twitter,
telefone. Um pos-venda
qualificado mantem o cliente e o torna fiel a sua filosofia de trabalho.
Veja como proceder um bom pos-venda.
Preocupe-se em como você pode solucionar o
problema DO CLIENTE e como seu produto ou serviço agrega valor à experiência do
cliente e como soluciona seus problemas. Se seu produto/serviço não resolve o
problema do cliente NÃO VENDA! Você irá perder a venda, mas irá ganhar o
respeito do seu cliente. Pessoas gostam de negociar com aqueles que respeitam!
Vendeu? Ligue no dia seguinte para saber se o
produto atendeu às necessidades do cliente, se ele tem alguma dúvida no uso do
produto/serviço, ou se o cliente sentiu alguma necessidade adicional. O cliente
precisa ter a sensação genuína de que você se importa.
Se o cliente está em dúvida sobre comprar seu produto, oriente-o, ajude-o, mas
deixe-o livre para tomar suas próprias decisões. Ele precisa pensar por si mesmo, mas esteja pronto
para tirar qualquer
dúvida dele caso ele peça por informações
Conheça INTIMAMENTE seu produto/serviço. Estude aquilo que vende. Nada é mais humilhante do que um cliente que sabe tudo de um
produto que você vende quando VOCÊ MESMO não sabe! Não permita que seu cliente saiba mais do que você. ESTUDE!
Errou? ASSUMA! Ligue para o cliente e peça
desculpas. E cumpra com suas promessas. Promessas quebradas fazem com que a
confiança depositada seja TOTALMENTE PERDIDA!
O envio de e-mails de novidades do setor comercial
As campanhas de email marketing são sem
duvida alguma responsáveis pelo êxito de venda.
No âmbito comercial a divisão de tarefas auxilia muito a empresa. O SAC ao realizar o pos-venda qualificado já
segmenta produtos adequados a determinados clientes.
O índice de aceitação é grande e o êxito de venda também. A campanha tem um prazo de validade pequeno. Uma vez que
não se pode garantir preços e a entrega por um longo período.
Ter a disposição produtos que sejam segmentados de acordo com os interesses
de seus clientes é um grande
responsável pelo êxito de uma campanha. Mas devemos
ter um mente um método
de trabalho diferenciado de envio de emails
em massa.Comece enviando
emails segmentados apenas
segunda,quarta e sexta
–ferira.Sempre
depois das 16 horas.Desta forma você estará criando uma necessidade em seu
cliente.Necessidade que ele estará sanando ao procurar a sua empresa para
efetuar a compra, no horário que lhe melhor convier.
Existe um Comitê Gestor da Internet no Brasil, que regulamenta o envio
de emails.Conheça a legislação.:
PREÂMBULO
Este Código foi elaborado para
regulamentar as práticas de envio de E-mail Marketing.
As disposições aqui descritas são destinadas a todos aqueles envolvidos
na cadeia de envio e recebimento de E-mail Marketing e poderão ser utilizadas
como fonte subsidiária no contexto da legislação que direta ou indiretamente
trate ou venha a tratar da matéria.
O presente Código de
Autorregulamentação foi elaborado
pelas entidades ABEMD – (Associação Brasileira de Marketing Direto), ABRADI, (Associação Brasileira das Agências
Digitais), ABRANET (Associação Brasileira dos Provedores de Internet), ABRAREC (Associação Brasileira das
Relações Empresa Cliente), (AGADI (Associação Gaúcha
das Agências Digitais), APADI (Associação Paulista das Agências Digitais), CGI.br (Comitê Gestor
da Internet no Brasil), FECOMÉRCIO-RS (Federação do Comércio do
Estado do Rio Grande do Sul),
FECOMÉRCIO-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), FEDERASUL
(Federação das Associações Comerciais e
de Serviços do Rio Grande do Sul), IAB
(Interactive Advertising Bureau),
INTERNETSUL (Associação Rio Grandense dos Provedores de Acesso, Serviços e
Informações da Rede Internet), PRO TESTE (Associação Brasileira de Defesa do
Consumidor), SEPRORGS (Sindicato das Empresas de Informática do Rio
Grande do Sul), tendo em vista a intenção da própria indústria em melhorar o uso do E-mail marketing.
CAPÍTULO I – DO OBJETO
Art.1º. O presente Código tem por objeto definir as regras a serem
seguidas para a utilização de email como ferramenta de marketing, de forma
ética, pertinente e responsável, sem prejuízo da concomitante aplicação da
legislação vigente aplicável.
CAPÍTULO II – DAS DEFINIÇÕES
Art. 2º. Para os fins deste Código,
considera-se:
I
– AmbienteWeb -Local na Internet identificado
por um nome de domínio, constituído por uma ou
mais páginas de hipertexto, que
podem conter textos, gráficos e informações multimídia.
II – Assunto – informação contida no campo
apropriado à escrita do título (campo
“Assunto:/ Subject:”) do cabeçalho da mensagem;
III – Base de Destinatários –
lista de nomes e informações de
pessoas físicas ou jurídicas com as
quais determinada pessoa
física ou jurídica
que faz uso de E-mail Marketing mantém relacionamento.
IV – Código Malicioso -Termo genérico que
se refere a todos os tipos de programa que
executam ações maliciosas em um computador.
Exemplos de códigos maliciosos são
os vírus, worms, bots, cavalos de tróia,
rootkits, etc.
V
– Destinatário -pessoa física ou jurídica a quem o E-mail é enviado (campo
“Para:/To:” do cabeçalho da mensagem);
VI – E-mail Marketing -mensagem de correio eletrônico enviada e recebida
pela internet que tenha por objeto divulgar
ou ofertar produtos ou serviços, manter relacionamento com base de destinatários ou, ainda,
propiciar atendimento ao cliente;
VII – Empresa de E-mail Marketing -pessoa jurídica fornecedora de plataforma
para gestão de campanhas de E-mail Marketing, com
estrutura de servidores e IPs próprios;
VIII – Nome de Domínio -É um nome que serve para localizar e identificar
conjuntos de computadores na
internet;
IX – Nome de Domínio Próprio – é o nome de
domínio registrado pelo próprio
Remetente do Email Marketing,
conforme os procedimentos vigentes para registro de nome de
domínio na internet. Ex: exemplo.com.br
/ example.com / example.net, dentre
outras extensões;
X – Opt-in - é a permissão prévia concedida
pelo Destinatário e comprovável pelo
Remetente, autorizando o envio de
E-mail Marketing por um determinado Remetente;
XI –
Opt-out - forma disponibilizada e
informada na mensagem de E-mail Marketing para que o destinatário exerça o
descadastramento da respectiva Base de Destinatários;
XII – Parceira – Pessoa física ou jurídica
que contrata uma ação de E-mail Marketing
para uma base de destinatários do
Remetente, que detém o
relacionamento e gerenciamento das ações de E-mail Marketing.
XIII – Provedor -empresa prestadora de
Serviço de Conexão à
Internet, e-mail, hospedagem de
sites ou conteúdo digital, atividades estas
que, nos termos do art. 61 da Lei Federal n.º 9.472, de 16 de julho
de 1997, caracterizam Serviços de
Valor Adicionado;
XIV – Remetente – pessoa física
ou jurídica cujo nome seja apresentado no campo de dados do E-
mail relativo ao emissor da mensagem (campo “De:/From:” do cabeçalho da mensagem);
XV – Soft-Opt-in – envio de
mensagens sem Opt-in, porém sempre a
partir da prévia e comprovável relação comercial ou social entre o Remetente e o
Destinatário.
CAPÍTULO III – E-MAIL MARKETING ETICAMENTE CORRETO
Art.3º. Será considerado eticamente correto o e-mail Marketing, aquele
enviado para bases de Destinatários, que sejam permissionários tipo Opt-in ou
Soft-Opt-in, e que apresentem concomitantemente todos os seguintes elementos:
I
– Identificação do Remetente, com seu endereço
de e-mail válido;
II – O Remetente somente poderá enviar mensagens
de E-mail Marketing por endereço eletrônico
vinculado ao seu Nome de Domínio Próprio, por exemplo, remetente@exemplo.com.br. É
vedada a utilização de Domínio de terceiro
não pertencente ao mesmo grupo econômico do
Remetente ou a Parceiros;
III – Assunto sempre relacionado ao
conteúdo do e-mail, de fácil
identificação pelo Destinatário; IV –
Recurso Opt-out, conforme art.6º.
Parágrafo único. Além dos critérios previstos nesse artigo, o envio de
E-mail Marketing em favor de empresa Parceira obedecerá aos critérios
específicos elencados no artigo 7º deste Código.
Art.4º. O envio de E-mail Marketing
deve observar as seguintes determinações:
I – Não é permitida a prática do primeiro
envio para se obter a permissão do Destinatário
para envios posteriores;
II
– Para o envio
de arquivos anexos deverá ser
obtida autorização prévia e
comprovável do destinatário específica
para o tipo de arquivo em questão;
III – Não
conter link que remeta a Código Malicioso, conforme definição do Art. 2º, inciso
XV deste Código;
IV – Veiculação apenas de conteúdo
no formato HTML ou TXT, sem qualquer
recurso que possa ocultar, disfarçar ou obscurecer de qualquer maneira o código original da mensagem;
V – Demais componentes da
mensagem, tais como imagens, áudios e vídeos devem ser hospedados em servidores pertencentes às
empresas participantes do processo de envio do E-mail Marketing ou
contratadas por estas;
VI – O Remetente deverá disponibilizar ao
Destinatário a sua política de
Opt-out e informar o prazo de remoção do seu endereço eletrônico da base de destinatários, que não poderá ser superior a
2 (dois) dias úteis, quando solicitado diretamente pelo link de descadastramento do E-mail
Marketing e 5 (cinco) dias úteis quando solicitado por outros meios, prazos
estes contados a partir da data da solicitação
comprovada;
VII – Certificação e assinatura digital
são permitidas, constituindo exceção a qualquer
regra restritiva definida no presente Código.
VIII – Não será obrigatório o recurso de opt-out
quando houver contrato entre o Remetente e o Destinatário,
exclusivamente para e-mails com finalidade de assegurar a execução contratual e pós- contratual
referentes àquele contrato
(ex.:boleto bancário, avisos e extratos).
Art.5º O Remetente que pretender enviar E-mail Marketing deverá divulgar
em seu website a “Política de Privacidade e de uso de Dados” adotada com seus
clientes e usuários, que deverá respeitar o presente Código, cujo
descumprimento será considerado infração passível de reprovação na forma prevista
no Art.11 do presente Código.
Parágrafo Único. Os proprietários de Base de Destinatários não poderão
divulgar ou colocar à disposição de terceiros informações pessoais que constem
de tais Bases sem o prévio e expresso consentimento das pessoas a que tais
informações se referem.
Art.6º O corpo da mensagem deverá
conter, além da identificação do Remetente, recurso que possibilite o
descadrastamento (Opt-out), sendo que este recurso deverá ser apresentado na
forma de link para descadrastamento e pelo menos mais uma alternativa de
contato para a mesma finalidade, a critério do Remetente, desvinculada de
qualquer link passível de utilização pelo usuário.
Exemplo:
[Nome do Remetente]
Você está recebendo este e-mail
porque se cadastrou ou tem relacionamento com a (o) [nome do Remetente] através
do endereço eletrônico: [destinatario@exemplo.com.br]
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento
aqui. Se preferir, entre em contato através do(a) “telefone”, “e-mail”, “Fax”,
“SMS”, carta ou “qualquer outra forma disponibilizada para descadastramento”.
Art.7º. Adicionalmente, o envio de
E-mail Marketing por solicitação de empresas Parceiras deverá atender aos
seguintes requisitos:
I – O responsável pela Base de
Destinatários com a qual mantém
relacionamento deverá disponibilizar mecanismo de adesão nos termos do Art. 2º, inciso XII (Opt-in) do presente Código, para obter
permissão para enviar campanhas
de E-mail Marketing de Parceiros;
II – O endereço eletrônico no
campo “Remetente” deverá ser aquele
por meio do qual a pessoa física ou
jurídica que detêm o relacionamento com a Base de Destinatários pode ser
contatada pelo Destinatário;
III – Deverão ser disponibilizadas, além dos recursos obrigatórios de
descadastramento, nos termos do Art.6º, 2 (duas)
outras alternativas específicas para o descadastramento de envio de Parceiros, uma para exclusão de envio de E-mail Marketing com
o conteúdo daquele Parceiro em
particular, cuja identificação deve estar
clara, e outra para exclusão de envio de E-mail Marketing de todas as Parceiras do Remetente;
IV – O endereço eletrônico do Remetente deverá
ser válido e utilizar nome de Domínio Próprio
do responsável pela Base de Destinatários.
Art.8º. Os responsáveis por páginas web poderão disponibilizar aos seus visitantes recurso
para envio de mensagens com conteúdo
da página web visitada para Destinatários de seu relacionamento,
desde que sejam observadas as
seguintes condições:
I
– O conteúdo a ser enviado deverá ser escolhido
pelo visitante da página web;
II – O endereço de e-mail do visitante
responsável pelo envio da mensagem
deverá constar:
(a) No campo “Remetente” (De:/From:); ou
(b) De forma clara
e explícita no corpo da mensagem, caso em que
a identidade inserida no campo “Remetente” (De:/From:) deverá
ser a do responsável pela página web;
III – No campo “Destinatário” (Para:/To:) deverá constar
o endereço de e-mail do Destinatário
da mensagem;
IV –
Poderá existir campo que possibilite ao visitante inserir comentários ou outras informações que julgar pertinentes e sobre as quais assumirá inteira responsabilidade;
V – O processo de uso do
recurso para envio de mensagens pelo visitante para um Destinatário
de seu relacionamento não gera relacionamento (Soft Opt-in) entre o responsável
da página
web e este Destinatário e não
autoriza o envio de qualquer mensagem subsequente a esse Destinatário.
CAPÍTULO IV – DOS PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS DO ENVIO
Art.9º. -Os servidores de envio que praticam atividade de envio de
E-mail Marketing, deverão seguir os seguintes critérios tecnológicos:
I – Implementar o protocolo SMTP (Simple Mail Transfer
Protocol), conforme os padrões de referência (RFCs) publicados pelo IETF (Internet Engineering Task Force);
II – Manter um endereço eletrônico no formato “abuse@exemplo.com.br”, do Remetente e da empresa de
E-mail Marketing, assim como uma
outra forma de contato, para que Destinatários e Provedores possam denunciar o abuso no envio das
mensagens;
III – Não
utilizar endereço IP dinâmico;
IV –
Configurar o SPF (Sender Policy Framework) do e-mail
utilizado como return-path;
V
– Possuir configurações
de DNS reverso, bem como o seu DNS direto correspondente.
CAPÍTULO V – DOS CONSELHOS PERMANENTES
Art.10. As entidades signatárias
deste Código instituirão um Conselho Superior, que fica, desde já, encarregado
de:
I – Aprovar seu Regimento Interno, que deverá dispor sobre: substituição dos representantes em caso
de vacância; quorum mínimo de instalação das reuniões; procedimentos de convocação; representação perante a sociedade; procedimentos operacionais e administrativos e outros
que se fizerem necessários para o
fiel cumprimento deste mandato.
II – No
prazo de 180 (cento e oitenta) dias instituir
um Conselho de Ética, a ser composto
por representantes dos Provedores, das empresas de E-mail Marketing
e dos Consumidores, indicados
pelo Conselho Superior; elaborar o seu Regimento Interno e empossar seus
membros. Ao Conselho de Ética competirá apreciar e julgar as denúncias de
infrações aos dispositivos deste Código.
III –
Cumprir e fazer cumprir as decisões emanadas
do Conselho de Ética.
IV – Resolver questões omissas quanto à
apuração e sanção de infratores, como
também quanto às regras do presente
código.
§1º. Compete privativamente ao Conselho Superior, por maioria
qualificada (cinqüenta por cento dos votos mais um), alterar as disposições
deste Código, bem como alterar, suprimir e acrescentar-lhe Anexos.
§2º. O Conselho Superior será
composto de um representante titular e um suplente de cada associação
signatária, todos com mandato fixo de três anos. Os representantes titulares
escolherão entre eles, por maioria simples, um Presidente, que representará o
Conselho perante a sociedade.
§3º. As reuniões serão realizadas
nas instalações de quaisquer das entidades signatárias, mediante inequívoca
convocação de todos os membros com antecedência de 10 (dez) dias.
§4º. O Conselho de Ética será
composto por quatro membros e um Coordenador,
indicados por votação dos membros do Conselho Superior, sendo que o
Coordenador será competente para decidir em caso de empate.
§ 5º Os Conselheiros do Conselho de
Ética e seu Presidente cumprirão mandato fixo de dois anos.
CAPÍTULO VI –
DAS REPROVAÇÕES DAS CONDUTAS DESCONFORMES COM O CÓDIGO
Art.11. Os
infratores das regras estabelecidas no presente Código estarão sujeitos às
seguintes ações do Conselho de Ética:
I
– advertência,
acompanhada de recomendação de modificação da conduta reprovada;
II – recomendação de bloqueio do
Domínio do Remetente pelas empresas associadas às entidades subscritoras do presente Código;
III – divulgação da posição do Conselho de
Ética, em face do não acatamento das medidas e providências preconizadas.
Parágrafo único. As reprovações previstas nos incisos I, II e III serão
aplicadas pelo Conselho de Ética após o prévio pronunciamento do investigado.
As entidades
subscritoras do presente Código se comprometem a dar pronta divulgação do seu
teor aos seus respectivos membros
e/ou associados, tomando todas as providências
necessárias para que a subscrição seja devidamente aprovada pela entidade e para que todos os seus membros/associados
se comprometam a seguir as regras
estabelecidas no presente Código, admitindo
-o como válido e aplicável às suas atividades de E-mail Marketing.
Este Código de Autorregulamentação para Prática de E-mail Marketing
entra em vigor 30 (trinta) dias após a posse do Conselho de Ética referido no
inciso II do Art. 10.
São Paulo, 09 de Junho de 2009
ABEMD - Associação Brasileira de ABRADI -Associação Brasileira de
Marketing Direto. ABRANET - Associação Brasileira dos Provedores de Internet
AGADI - Associação Gaúcha das Agências Digitais CGI.br - Comitê Gestor
da Internet no Brasil
FECOMÉRCIO/SP - Federação do Comércio do Estado de São Paulo IAB -
Interactive Advertising Bureau do Brasil
PRO TESTE - Associação Brasileira de
Defesa do Consumidor
ABRADI - Associação Brasileira das Agências Digitais
ABRAREC (Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente) APADI -
Associação Paulista das Agências Digitais
FECOMÉRCIO/RS - Federação do Comércio do Estado do Rio Grande do Sul
FEDERASUL - Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio
INTERNETSUL - Associação dos Provedores de Serviços e Informações da
Internet
SEPRORGS - Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul
Agora que você conhece
a legislação na integra,
opte por um uso racional do email
marketing.
Quais demandas podem ser resolvidas pelo SAC
Na maior parte das ligações o consumidor busca sanar algum problema
advindo da compra de algum produto ou procura resolver algum problema que o
produto não possui como deveria.
As questões de foro
intimo, de funcionários, as questões
discutidas em juízo, problemas que não tenham causa na relação comercial
da empresa, não são plausíveis de ser discutidas pelo SAC. Evite estas questões.Mantenha o foco apenas nas questões comerciais.
Situações
extras SAC
Já que você compreende que as relações comerciais
serão alvo do trabalho do SAC, as relações extra SAC serão
alvo de um setor jurídico de sua
empresa.Manter a integridade do SAC e delegar as
competências são a melhor forma de tratar problemas gerados no SAC e fora dele.
Se ocorrer um problema no atendimento
ao cliente e este, optar por mover uma ação contra
o SAC, entenda como normal.Há
sempre clientes acostumados a demandas judiciais e que em alguns
casos específicos sobrevivem delas.
Até 5%, de demandas dentro
do SAC são normais.Mais que isso requer uma avaliação mais profunda.
Benefícios
do gerenciamento correto do SAC
Na totalidade dos casos de
sucesso houve um correto
gerenciamento das dificuldades enfrentadas pela empresa em seu dia a dia. O administrador da empresa
teve condições de tomar as decisões calcado em fatos reais e em estatísticas
geradas pelos fatos e suas soluções adotadas.
Com o gerenciamento se pode.:
· Criar ações para pesquisar
clientes novos;
· Criar ações para manter os clientes
que a empresa possui;
· Criar ações para identificar
clientes ruins;
· Criar ações para avaliar
oportunidades de negócios;
· Criar ações para avaliar detalhadamente o mercado e os concorrentes;
· Criar ações para identificar problemas na empresa
e sanar as dificuldades;
Atingindo um nível maior de
êxito, a empresa ganha longevidade e auto-sustentabilidade.
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