Um bom ano começa
com um bom planejamento estratégico. Veja por que estas ferramentas podem te
ajudar neste processo.
Planejar o dia, planejar a semana,
planejar o mês, planejar o ano… O método muda e as ferramentas mudam, mas o
objetivo é sempre o mesmo: focar a energia e a atenção para que nossa
ação nos leve na direção que desejamos, e não na direção a que as distrações
nos conduzem. Essa é a função do Planejamento
Estratégico.
Mas atingir metas é só o final
de um processo! Antes é preciso definir como medi-las, alocar recursos e traçar
caminhos para transformar ideias em resultados, e finalmente chegar lá.
Pensando nisto, reunimos 6 ferramentas gratuitas e
fundamentais para colocar seu Planejamento Estratégico de pé:
O trio Missão-Visão-Valores é um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios
diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho.
Esta definição é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios e
deve ser constantemente validado ao longo da existência da empresa.
o Indicada para organizações que queiram definir a direção estratégica da empresa: da integração das operações à
estratégia da companhia e da motivação da equipe.
o É útil porque permite que o
empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro
da empresa
Sua cabeça está fervilhante de boas
ideias e você não sabe ao certo como transformá-las em negócios lucrativos? A Ferramenta
de Análise 360° pode ajudá-lo a verificar se sua ideia é viável ou não. Além
disto, ela te faz refletir se o benefício oferecido é claro para o cliente, se
o tamanho de mercado é adequado e se ela tem potencial de lucratividade e
rentabilidade.
o Indicado para empreendedores que
queiram avaliar, dentre um pacote de ideias, qual delas representa a
melhor oportunidade de negócio.
o É útil porque guia o empreendedor em suas reflexões
pessoais e análises dos aspectos internos e externos de um negócio.
É chegada a época de fazer o
Planejamento Estratégico e você precisa elaborar um diagnóstico de sua
empresa? Com a Ferramenta da Matriz SWOT você vai aprofundar o conhecimento a
respeito da sua organização e ter uma análise do contexto externo em que
seu negócio está inserido.
o Indicada para organizações de todos os portes
o É útil porque proporciona uma
análise dos pontos fortes (strenghts) e fracos (weaknesses), e as oportunidades
(opportunities) e ameaças (threats) de um negócio. Em seguida, o
empreendedor pode organizar um plano de ação para reduzir os riscos e
aumentar as chances de sucesso da empresa.
Você conhece bem os concorrentes do
seu negócio? Sabe exatamente o que faz melhor do que eles e em que pontos eles
se destacam? Com a Ferramenta 5 Forças de Porter você faz uma
reflexão sobre a rivalidade entre seus concorrentes, produtos e serviços
substitutos, poder de barganha dos fornecedores e clientes e como dificultar a
entrada de novos players.
o Indicada para organizações de todos os tamanhos, que queiram analisar o ambiente
competitivo em que a organização está inserida e para determinar o melhor
posicionamento do negócio diante dos concorrentes.
o É útil porque o empreendedor passa a ter uma visão mais abrangente da concorrência e
de como pode tirar proveito disso.
Você sabe quais dos seus
produtos ou serviços oferecidos são os mais rentáveis? A Matriz BCG serve para o empreendedor fazer uma
análise periódica para melhorar sua oferta de produtos ou serviços existentes e
avaliar os que geram mais caixa e exigem menos esforço para a manutenção.
o Indicada para empresas estabelecidas que já tenham uma carteira de produtos ou
serviços oferecidos
o É útil porque é um método eficaz de se analisar o
ciclo de vida de um produto, desempenhar a gestão de marcas, montar planos
estratégicos, ou até mesmo uma estratégia de vendas.
A definição de metas da empresa é um clássico desse período. É fundamental defini-las antes de botar a
mão na massa, para garantir que os esforços de crescimento estejam
alinhados à estratégia da empresa. Estabelecer metas não significa
implementar uma gestão estratégica com disciplina militar, mas requer firmeza
para colher os frutos.
o É indicado para empresas de médio e pequeno porte.
o É útil porque a ferramenta torna mais claros os
conceitos de objetivo, indicador e meta, que são complementares, mas
diferentes. Traduz em linguagem simples a complexidade das ferramentas
consagradas de gestão estratégica.
F
h Fonte: https://endeavor.org.br
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