Muitas empresas estão recorrendo à terceirização de procedimentos
internos, como limpeza ou até mesmo impressão; e uma das áreas em que há
mais procura por terceirização é no suporte de TI. Para entender melhor
as razões por trás deste fenômeno, bem como as vantagens de aderir à
terceirização de TI, confira esse post.
Por que terceirizar a TI?
1. Melhor definição do escopo de trabalho
Quando você contrata uma empresa para terceirizar o suporte de TI,
você assina um contrato bem específico de prestação de serviços. Através
deste contrato, é possível definir em detalhes as atividades que
pertencem – e as que não pertencem – ao escopo de trabalho da
terceirizada. Se o escopo não for cumprido, sua empresa está legalmente
protegida.
Isso elimina os conflitos de atribuição, muito comuns com
funcionários diretos, que podem envolver dois cenários. O primeiro
ocorre quando o funcionário tentar abraçar mais responsabilidades do que
deveria; o segundo, quando o funcionário se esquiva de algumas
responsabilidades que haviam sido verbalmente discutidas durante a
contratação.
2. Redução nos custos financeiros
Por incrível que pareça, contratar uma empresa é mais econômico
do que contratar uma equipe de funcionários diretos. Isso acontece
porque os funcionários terão uma série de direitos, como férias, 13º
salário e licenças saúde ou maternidade. Uma empresa terceirizada, por
outro lado, não exige estes direitos.
Há impostos, é claro, embutidos no preço de uma terceirização de TI.
Porém, o preço em si é fixo, estipulado em contrato, sem adicionais
(exceto, claro, se você demandar algum serviço que não estava previsto).
E, uma vez que o contrato acabe, você não deve outros pagamentos à
empresa terceirizada.
3. Otimização do tempo de resposta
Uma empresa terceirizada geralmente dispõe de mais pessoas e mais
recursos técnicos do que uma equipe interna, local. Isso significa que
ela atenderá os chamados de suporte mais rápido. E, por consequência, a
perda de tempo toda vez que uma conexão de rede cair ou um sistema
travar será bem menor. Essa otimização do tempo de resposta irá ajudar
na melhoria da produtividade em todos os setores de sua empresa que
dependem de suporte em TI.
4. Garantia de atendimento
Se você tem uma equipe local com três especialistas em TI, e a lista
de chamados tiver cinquenta itens, algo provavelmente ficará esquecido
ou simplesmente no fim da “escada de prioridades”. Enquanto isso, a
terceirização do suporte de TI é uma garantia de que qualquer chamado,
por mais simples ou irrelevante, será atendido.
Vale a pena lembrar que, muitas vezes, um pedido de suporte pode
parecer simples para o especialista – porém, para o usuário que está
tendo dificuldades, aquele problema pode atrapalhar todo o fluxo de
trabalho.
5. Certeza de bons profissionais
Contratar um profissional para trabalhar como funcionário direto em
nossa empresa é um processo delicado, pois há informações limitadas
sobre a qualidade do trabalho que ele desempenha ou seu perfil
profissional. Enquanto isso, contratar uma empresa terceirizada é mais
simples, pois você pode usar referências de outros clientes para prever
se aquela parceria terá sucesso. E, caso não tenha, ainda é bem mais
simples encerrar o contrato e procurar uma nova terceirizada do que
fazer o desligamento de um funcionário.
Assim, quando você opta pela terceirização em informática, pode ter a
tranquilidade de estar lidando com profissionais especializados e
experientes naquela atividade. A qualidade do serviço prestado e o nível
de profissionalismo são melhores. E isso, ressaltamos, dispensando o
famoso “treinamento”, que costuma ser necessário quando realizamos a
contratação de um funcionário direto.
Cinco vantagens são apenas o começo da lista de razões para aderir à
terceirização de TI. Se você quiser conhecer outras, ou simplesmente
entender melhor o processo de contratação e trabalho com uma
terceirizada de informática, acompanhe o blog da Linux Solutions e leia nossos conteúdos exclusivos sobre TI e Linux. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.