Já falamos muito sobre Automação de Marketing aqui no blog e recebemos feedback de muitos clientes que obtiveram bons resultados em vendas com o uso dessa ferramenta.
É claro que,
nesses casos, a automação foi utilizada para facilitar a
aquisição de novos clientes. Fazendo avançar no funil de vendas os
Leads que ainda não estão preparados para efetuar uma compra, o objetivo
principal – a venda – se torna mais fácil.
Acontece que
aquisição de clientes não é o único trabalho facilitado pela Automação de
Marketing: existem também ações realizadas no pós-vendas que fazem o resultado
da sua empresa serem alavancados ao passo em que clientes já existentes
realizam novas compras, fazem upgrades, entre outros.
Quando
escrevemos sobre os 3 motivos matadores para usar a
automação de marketing, já levantamos essa ideia de usar a
automação no pós-venda. Hoje porém, vamos dar ideias mais acionáveis e falar
sobre 4 tipos de fluxos que podem (e devem!) ser feitos com essa ferramenta
para gerar mais resultados.
1 – Fluxo de
ativação
Quanto mais
complexo o seu produto, maior a necessidade de criar um lock-in no cliente, ou
seja, de mostrar um valor inicial para que ele não se decepcione e pare de usar
a sua solução antes mesmo de conhecer o seu potencial.
Nesses casos,
usamos os fluxos focados em ativação de novos clientes.
O objetivo
principal deles é enviar uma série de emails focados em mostrar ao cliente
quais são as ações que ele deve realizar – e em qual ordem – para conseguir extrair
esse valor inicial.
Isso também
permite ganhar produtividade no processo, pois muitos clientes farão a ativação
sozinhos, economizando tempo de consultores.
Um exemplo: se
você vende um software de gestão de tarefas, pode pensar em um fluxo simples de
três emails que guie o cliente nas ações básicas do aplicativo:
·
Email 1: Dá as boas-vindas e sugere a criação de uma lista de tarefas a
serem realizadas durante a semana
·
Email 2: Um email com as tarefas cadastradas e um lembrete dizendo para
marcar aquelas que já foram realizadas
·
Email 3: Sugere a criação de uma lista compartilhada com mais usuários,
para gestão de tarefas que demandam mais de uma pessoa
Claro que o
exemplo acima é específico para software, porém essa ativação é aplicável em
qualquer contexto em que há um produto e um cliente. Basta você, sabendo qual
valor quer entregar ao consumidor, transmitir isso através de um fluxo.
2 – Fluxos de
retenção
Outro uso
extremamente efetivo da automação de marketing é para evitar cancelamentos e
reter clientes de forma automatizada. Nossa sugestão é criar fluxos para colher
feedback constante da base de clientes, o que pode ser feito com o uso de NPS (Net Promote Score).
Se sua empresa
dispõe de informações acerca do uso do produto – por exemplo quais
funcionalidades o cliente tem usado, quanto tempo ele não faz um login, há
quanto tempo ele não usa determinada feature que é considerada como essencial
para extrair valor – o fluxo de retenção se torna ainda mais fácil de ser
feito.
Utilizando o
exemplo do software de gestão de tarefas, um fluxo de retenção seria:
·
Software identificou que por mais de três dias o cliente não marcou uma
tarefa como realizada, sendo que existem tarefas pendentes e atrasadas;
·
Automação envia um email dizendo “Fulano, você já realizou essas
tarefas? Marque-as como feitas e parta pra próxima!” e ainda oferecendo um
material sobre gestão do tempo para o cliente ganhar mais produtividade.
Por último,
ainda falando sobre retenção, outro caso interessante é trazer clientes de
volta. Se você perdeu alguns clientes, use esse fluxos para entender o que
aconteceu, ou fazer uma boa proposta de retorno. Principalmente se sua empresa
possui um produto que dê receita recorrente, evitar e recuperar churns é uma
das principais formas de atingir a sustentabilidade. Neste eBook falamos um pouco
mais sobre retenção de clientes.
3 – Fluxos
para Upsell / Cross-sell
Crescer junto
com seu cliente é algo de muito valor para ambos os lados. Fracionar o seu
produto desde uma versão básica para quem está começando no assunto até versões
mais avançadas é uma ótima forma de captar todo o tipo de demanda no seu
segmento.
Para os que já o
fazem, vender upgrades do seu produto via automação de marketing pode trazer um
ótimo retorno com muito pouco custo. Você certamente tem uma métrica que
identifique quais clientes estão usando o seu produto muito bem, ou não.
Identificado os clientes que estão no momento, ofereça exatamente o que eles
estão precisando.
No exemplo do
software de gestão de tarefas, um caso seria:
·
O software identifica que um cliente está com alto engajamento
·
Automação envia email oferecendo funcionalidades mais avançadas, como
anexar arquivos nas tarefas, adicionar subtarefas, categorias, etc.
Em outros casos,
se o seu produto não tem uma versão para oferecer Upsell mas tem uma série de
produtos complementares, uma boa opção é trabalhar o Cross-sell.
Um bom exemplo
disso é uma seguradora que vende um seguro de automóvel e, em seguida, oferece
novos seguros (de vida, casa, etc.).
Como em toda a
automação de marketing, quanto melhor você conseguir segmentar e agir de forma
personalizada com o cliente, melhor serão os resultados. Busque formas de
entender o que cada grupo de clientes tem interesse, e em vez de um vendedor
chato, você vai entregar valor para o seu cliente.
Dica: Trate seus melhores clientes realmente como
VIPs, convide-os a testar novas funcionalidades gratuitamente, bonifique-os e
dê descontos junto a essas estratégias. Dessa forma seus ganhos se multiplicam
através do poder da indicação.
4 – Fluxo de
Indicação
A indicação tem
um poder muito grande de trazer novos clientes a partir dos já existentes. Isso
é algo claro: se um amigo em quem você confia compra determinado produto e ele
acredita que aquilo também pode te beneficiar, provavelmente você dará mais
ouvidos e também irá testar.
O mesmo acontece
em praticamente todos os mercados, e um dos principais benefícios é que o isso
é uma excelente régua para saber se você está fazendo um bom trabalho, além de
ter o menor custo de aquisição possível.
No caso do
software de gestão de tarefas, um fluxo seria:
·
No fluxo de retenção você identificou que determinados clientes deram um
excelente NPS para a empresa.
·
Automação envia um email agradecendo e pedindo para indicar o software a
um amigo – além de dar um desconto ou um mês grátis caso esse amigo venha a se
cadastrar.
Em qualquer
caso, uma boa estratégia é consolidar uma política de indicação, e usar a
automação de marketing para disseminar a ideia. Bonifique quem evangeliza a sua
marca e produto e traz mais receita para a sua empresa. Além da relação entre
fornecedor e cliente, vocês podem ser parceiros de negócio.
Seja qual for o
fluxo que você montar, pode usar também nossa planilha de planejamento de
Automação de Marketing para facilitar o trabalho.
Por Franco Zanette
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