sábado, 14 de março de 2015

Dos tijolos aos cliques: 5 motivos para vender pela internet nos dias atuais



                      Você tem uma pequena loja física e está pensando em vender on-line? Não sabe se as compras virtuais são uma tendência atual ou definitiva? Na qualidade de fornecedora de software de comércio eletrônico, nós diríamos (claro) que você precisa de uma loja on-line com certeza. Mas apenas dizer não é suficiente.
                     Hoje nossa posição será ilustrada com o artigo intitulado “Dos tijolos aos cliques: 5 motivos para vender pela internet nos dias atuais”. Vamos abordar as limitações de uma loja de tijolo e argamassa tradicional e mostrar o quanto uma loja on-line pode complementá-la para que você tire o máximo proveito das duas situações.

1. Sua loja não fica aberta 24h por dia, 7 dias por semana.

                    Qual é o horário de funcionamento da sua loja? Das 8:00h às 19:00h? O que acontece com os clientes que querem comprar quando a sua loja está fechada? Fechar sua loja é mandar seus clientes embora.
                     Sem dúvidas a sua loja pode ficar aberta por mais tempo. Entretanto, fazê-lo é muito mais trabalhoso do que criar uma loja on-line, principalmente com o software gratuito de código aberto da PrestaShop. O melhor das lojas on-line? Ficam abertas 24h por dia, 7 dias por semana. Ao criar uma, seus horários de funcionamento são estendidos facilmente.

2. Alguns clientes não podem se deslocar até sua loja.

                    Os proprietários de empresa conhecem bem esse termo: “localização, localização, localização”. O sucesso da sua loja física se deve em partes ao local onde está situada. Se não for conveniente para seus clientes se deslocarem até ela, você pode dizer-lhes adeus.
                    Uma loja on-line permite que qualquer pessoa do país, ou mesmo do mundo, tenha acesso aos seus produtos! Ou seja, a localização da sua loja não é mais um problema, e suas vendas não ficam mais restritas aos clientes dos arredores.

3. O espaço das prateleiras é limitado.

                    O espaço do qual dispõe em suas prateleiras é tão importante quanto a localização da sua loja. Como proprietário de loja física, você sabe muito bem que os produtos devem estar posicionados e organizados corretamente. Portanto, a quantidade de produtos expostos durante um tempo determinado é reduzida.
                     Em sua loja virtual, essa quantidade é ilimitada. O desafio consiste em criar ótimas páginas de produtos de fácil navegação. Comece com belas imagens de produtos e em seguida adicione descrições completas sobre eles. Depois, otimize a navegação de seus clientes por sua loja com uma estrutura de busca voltada às palavras-chave. Quando esses 3 procedimentos tiverem sido efetuados, você estará pronto para expandir sua seleção de produtos além do espaço das prateleiras de sua loja física.

4. Com apenas um canal de vendas, o lucro é limitado.

                    Uma loja física é apenas um dos muitos canais disponíveis. Escolher somente um restringe sua oportunidade de aumentar os lucros pois limita seu leque de clientes. Em resumo, restringindo seus clientes você restringe suas vendas.
                   Impulsione seu negócio e venda mais com um novo canal de vendas – uma loja on-line. Dirigindo-se a um leque mais amplo de clientes, você vende um volume maior de produtos. Deste modo, poderá negociar melhores taxas de inventário dos fornecedores e, no geral, aumentar as margens de lucro de sua empresa.

5. As autopromoções não parecem confiáveis.

                    Não importa se os produtos que você vende são ótimos, comentários positivos sobre eles vindos diretamente de você sempre parecerão duvidosos e falsos. Afinal, nenhum proprietário de loja falará mal dos seus produtos.
                    Por isso, ter uma loja on-line pode favorecer sua loja atual. Uma das principais vantagens de uma loja virtual é a capacidade de alavancar a prova social. Os comentários e depoimentos dos clientes conferem credibilidade para os seus produtos porque eles não obtêm benefícios em dizer que a qualidade do produto é boa.

Em poucas palavras

                   Se você já é proprietário de uma loja física, sua loja virtual funciona como uma simples extensão. Vender on-line aumentará o alcance, a seleção de produtos e os horários de funcionamento da sua loja. Com isso, você eleva o número de clientes em potencial, que pode se traduzir em vendas adicionais.



Sobre Julie Liu

Julie is a dog-lover, UMiami Alumnus and ecommerce veteran. Prior to her role as a product marketing specialist at PrestaShop, she managed day-to-day operations for an online store.

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