Você tem uma pequena loja física e está pensando em vender
on-line? Não sabe se as compras virtuais são uma tendência atual ou definitiva?
Na qualidade de fornecedora de software de comércio eletrônico, nós diríamos
(claro) que você precisa de uma loja on-line com certeza. Mas apenas dizer não
é suficiente.
Hoje nossa posição
será ilustrada com o artigo intitulado “Dos tijolos aos cliques: 5 motivos para
vender pela internet nos dias atuais”. Vamos abordar as limitações de uma loja
de tijolo e argamassa tradicional e mostrar o quanto uma loja on-line pode complementá-la
para que você tire o máximo proveito das duas situações.
1. Sua loja não fica aberta 24h
por dia, 7 dias por semana.
Qual é o horário de
funcionamento da sua loja? Das 8:00h às 19:00h? O que acontece com os clientes
que querem comprar quando a sua loja está fechada? Fechar sua loja é mandar
seus clientes embora.
Sem dúvidas a sua
loja pode ficar aberta por mais tempo. Entretanto, fazê-lo é muito mais
trabalhoso do que criar uma loja on-line, principalmente com o software
gratuito de código aberto da PrestaShop. O melhor das lojas on-line? Ficam
abertas 24h por dia, 7 dias por semana. Ao criar uma, seus horários de funcionamento
são estendidos facilmente.
2. Alguns clientes não podem se deslocar até sua loja.
Os proprietários de
empresa conhecem bem esse termo: “localização, localização, localização”. O
sucesso da sua loja física se deve em partes ao local onde está situada. Se não
for conveniente para seus clientes se deslocarem até ela, você pode dizer-lhes
adeus.
Uma loja on-line
permite que qualquer pessoa do país, ou mesmo do mundo, tenha acesso aos seus
produtos! Ou seja, a localização da sua loja não é mais um problema, e suas
vendas não ficam mais restritas aos clientes dos arredores.
3. O espaço das prateleiras é limitado.
O espaço do qual
dispõe em suas prateleiras é tão importante quanto a localização da sua loja.
Como proprietário de loja física, você sabe muito bem que os produtos devem
estar posicionados e organizados corretamente. Portanto, a quantidade de
produtos expostos durante um tempo determinado é reduzida.
Em sua loja virtual,
essa quantidade é ilimitada. O desafio consiste em criar ótimas páginas de produtos
de fácil navegação. Comece com belas
imagens de produtos e em seguida
adicione descrições completas
sobre eles. Depois, otimize a navegação de seus clientes por sua loja com uma estrutura de busca voltada às
palavras-chave. Quando esses 3 procedimentos tiverem sido efetuados, você
estará pronto para expandir sua seleção de produtos além do espaço das
prateleiras de sua loja física.
4. Com apenas um canal de vendas, o lucro é limitado.
Uma loja física é
apenas um dos muitos canais disponíveis. Escolher somente um restringe sua
oportunidade de aumentar os lucros pois limita seu leque de clientes. Em
resumo, restringindo seus clientes você restringe suas vendas.
Impulsione seu
negócio e venda mais com um novo canal de vendas – uma loja on-line.
Dirigindo-se a um leque mais amplo de clientes, você vende um volume maior de
produtos. Deste modo, poderá negociar melhores taxas de inventário dos
fornecedores e, no geral, aumentar as margens de lucro de sua empresa.
5. As autopromoções não parecem confiáveis.
Não importa se os
produtos que você vende são ótimos, comentários positivos sobre eles vindos
diretamente de você sempre parecerão duvidosos e falsos. Afinal, nenhum
proprietário de loja falará mal dos seus produtos.
Por isso, ter uma
loja on-line pode favorecer sua loja atual. Uma das principais vantagens de uma
loja virtual é a capacidade de alavancar a prova social. Os comentários e
depoimentos dos clientes conferem credibilidade para os seus produtos porque
eles não obtêm benefícios em dizer que a qualidade do produto é boa.
Em poucas palavras
Se você já é
proprietário de uma loja física, sua loja virtual funciona como uma simples
extensão. Vender on-line aumentará o alcance, a seleção de produtos e os
horários de funcionamento da sua loja. Com isso, você eleva o número de
clientes em potencial, que pode se traduzir em vendas adicionais.
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